Mas afinal, onde estão os poetas?

Diferentes pontos de vista são fundamentais para a elaboração de uma reportagem, além disso, o choque de idéias também é uma das características da democracia.

Durante a pesquisa, que irá definir o recorte final do TCC sobre mulheres poetas, o grupo Página Quatro se deparou com duas opiniões divergentes no que diz respeito à qualidade dos poemas encontrados em saraus.

Um dos poetas entrevistados pelo grupo afirmou que é importante ter um trabalho publicado, mesmo que isso signifique escrever numa folha, tirar cópias, e distribuí-las. Segundo ele, os versos que encontramos nos saraus não são elaborados por poetas, mas por pessoas que, uma vez ou outra, escrevem poemas.

Por outro lado, a opinião expressa no curta-metragem Curta Saraus – cujo trailer abre este texto – discute a produção cultural feita nas periferias. O vídeo é uma viagem pelo universo dos saraus, muitos deles, repletos de poemas. No curta, a arte possui uma missão social e quem recita poemas nesses locais também pode ser considerado poeta.

Parece complicado, não é mesmo? Mas é assim que o grupo Página Quatro pretende definir o TCC sobre mulheres poetas. Ouvir e respeitar as opiniões sobre o tema, para então direcionar o produto jornalístico final. Com base nestes aspectos, o resultado necessita, acima de tudo, despertar nos leitores a vontade de conhecer mais sobre o universo da poesia.

Deixe um comentário